Ecoaldeia Agroflorestal - Imersão Neorrural na Mata Atlântica - Santa Catarina, Brasil
BIOALDEIA ARAWIKAY é um eco projeto para moradia de neorrurais num lugar florestal paisagístico e de "cultivo de águas", cuja qualidade e pureza refletem a qualidade de todo o ambiente natural que foi recuperado e estimulado, onde a vida selvagem vive harmoniosamente.
É um projeto de vida de crescimento "orgânico" para sentir a experiência da terra e se deixar guiar por essa percepção e vivência. Propomos isto também aos visitantes.
A energia da Mata Atlântica (do sul do Brasil) traz esta experiências de cura, de se ligar à nossa vitalidade e provoca assim uma mudança corporal que colabora com a busca de uma mudança de paradigma. Isto acontece a partir de relacionarmos o entorno natural com cada um dos programas da nossa agenda para visitantes.
O lugar como projeto alinhavado é formado por terras bem preservadas, abarcando cerca de 18 hectares (um módulo rural para Agricultura Familiar ). As práticas de horta sintrópica, sistemas agroflorestais com visão permacultural, preservação e reserva legal de mais hectares que as exigidas por lei compõem as áreas abertas destinadas a eco habitações para novas moradias que produzam mínimos impactos.
Nossa visão é criar uma pequena aldeia de pessoas neorurrais com vocação para serem guardiãs da natureza e envolverem sua vida pessoal nas atividades afins à proposta de um projeto de formar um Anel Ecológico interativo e resiliente. Podemos descobrir juntos a arte de conviver com a vida selvageme e nos unirmos em pequenos projetos abertos de ciclo em ciclo, a fim de mantermos a vida e trabalho privado ao mesmo tempo. Cada residente pode ter sua parte de terra dentro de um critério de ecossistema único a preservado dentro da região.
Com conceitos, metodologias e costumes de ecoaldeias /ecovilas/comunidades intencionais/ projetos verdes, a Bioaldeia Arawikay tem sua singularidade própria no sentido de dar atenção à intuição para nos envolvermos com o lugar e estrutura e atender às necessidades dos que nos procuram, vindo em busca do próprio crescimento pessoal.
Recebemos visitantes de diversas partes do mundo desde o ano 2000 numa pequena escala, como eco praticantes colaboradores, estudiosos ou pessoas buscando por revitalização, oficinas, cursos que acrescentem à sua vida e profissão uma forma melhor de estar no mundo.
Enquanto praticamos convivências pacíficas e conceituais dentro de 5 tipos de programas com diversas linguagens, experimentamos o sentido de pertencimento com a Comunidade da Terra e todo os seus sistemas vivos.
Cada visitante pode aqui criar previamente a sua agenda de interesses (atividades que deseja realizar) antes da chegada, segundo o seu tempo de estadia.
Combinando diversas linguagens (artes, técnicas sustentáveis e/ou formas de vivencias de autoconhecimento), passam a cuidar de seu projeto de vida, cura, vínculos, ou profissão. Podem participar de eventos anunciados em estadias de 1 a 10 dias ou ficar maior tempo (fazemos acordos individuais).
Oferecemos práticas para os cuidados naturais com a saúde; diversas abordagens artísticas para ampliar a percepção; aprendizagem de técnicas artesanais; uso de ferramentas para aprofundamento na convivência social, formas de cuidar da alimentação; de trabalhar na circularidade, na comunicação orgânica e construtiva; observamos a saúde integral e a importância do humor; oferecemos experiências diretas com a agricultura, manejo agroflorestal, a vida cotidiana no campo com novos conceitos. e valores.
Trazemos conceitos modernos, apresentamos pensadores para discussão e nos aproximamos das sabedorias ancestrais dentro de diversos aspectos de um programa.
Inserimos o visitante num espaço de ferramentas manuais que devolvem o gosto pela face artesanal da vida cotidiana - um fazer com as próprias mãos, despertando assim novas habilidades num cenário eco rural.
Na prática chamamos à auto-observação para identificarmos tipos de sedentarismo e dependências que se criaram também a partir do não envolvimento com os próprios talentos e habilidades pessoais ou ainda por causa do afastamento da natureza.
Compreender da natureza o sentido de “interdependência” e não da dependência entre comunidades vivas, passa a inspirar a vida pessoal para entrar num melhor engajamento social.
A partir disto abordamos o tema das trocas construtivas e como nos nutrimos quando existe um contato direto com o potencial de cada um e dos outros, seja qual for seu talento de destaque ou habilidades e conhecimentos gerais.
Buscamos reconstruir o pensamento que considera sempre o equilíbrio entre simplicidade, economia e sentido de abundância.
Consideramos aprender a partir do autoconhecimento e da própria cura para perceber as necessidades diversificadas do mundo e como podemos voltar a nos vincular com a natureza como uma Escola Natural de Vida.
Podemos ganhar maior resiliência e pro atividade para gerar o nosso sustento dentro de uma ética real que nos permita andar num caminho mais livre de tudo o que vem imposto dentro do sistema convencional. Poder gerar pequenas mudanças onde estivermos e aprender do todo.
O nome "Arawikay" é uma composição de duas palavras que formaram uma metáfora: "Canção do Ser" ou "Canção de Todos os Seres" vinda da língua quetchua, de um povo originário de América do sul. É com este sentimento de sermos parte de um universo, uma harmonia de seres interligados, físicos e sutis que caminhamos para uma compreensão de conhecer mais sobre a inteligência e espiritualidade natural de Gaia, Pachamama, Mãe Terra, de quem somos parte.
Serviços a pessoas, grupos e instituições se realizam mediante hospedagem familiar. Os sistemas de Trocas são no programa de Eco práticas, de Worldpackers e por acordos individuais realizamos trocas com profissionais técnicos (experientes em manutenção geral).
Disponibilizamos uma Agenda Itinerante para aplicação de algum destes programas em outros lugares que assim o solicitem.
No segundo semestre de 2023 inauguraremos em julho o programa:
"ION"- IMERSÂO ORGÂNICA NEORRURAL para aprofundamentos intensivos destinado a participantes entre 21 e 60 anos onde possam vivenciar o mundo das ecovilas, comunidades intencionais, da vida direta com a natureza selvagem, com a produção de hortas, autoconhecimento, a linguagem de artes engajadas, a criatividade na alimentação saudável, a discussão de temas relevantes, a arte da liderança, da convivência e comunicação e mais. Uma experiência de até 10 dias.
Trabalhamos para a criação de uma pequena vizinhança num projeto chamado de "Anel Ecológico" para novas eco moradias. Numa bioregião florestal de Mata Atlântica (120 a 160 metros do nível do mar) projetamos ampliar esta pequena aldeia para neorrurais afim de interagirem com a proposta assentada por Arawikay desde 2000 gerando numa interdependência construtiva, sem dependências e promovendo vocações.
Nos guiamos pelo que chamamos de “ horizontes conceituais” aplicando-os na prática em todo tipo de programa e sendo um convite também para os que desejem uma moradia neste Anel Ecológico. Entre eles:
BIOFILIA: Amor natural a todas as espécies vivas;
ECOAFLUÊNCIA: Retirar da terra apenas aquilo que ela pode repor por si mesma ou que nós podemos ajudar a acelerar para que retorne ao eu estado natural;
RESILIÊNCIA: Estar pronto e íntegro para confrontar os desafios de forma saudável;
SENTIDO DA ARTE: Diversas dimensões dentro da percepção com liberdade de criação;
PACIFISMO DE FINS: Promover a cultura da paz como ação natural pedagógica a fim de dissipar as tendências que geram conflitos.
ESPIRITUALIDADE ENGAJADA: Comprometimento com atitudes e ações construtivas no mundo onde cada um encontrar, a partir da percepção e da própria vida interior. Agir com Visão e Propósitos.
Primary interests: Ecologia,Inovações Ecológicas,Turismo Sustentável, Agrofloresta, Artes Inovadoras,Parcerias entre Projetos, Assentamentos Sustentáveis, Fotografia.
Site content by Bioaldeia Arawikay
Ecovillages
Bioaldeia Arawikay
Bioaldeia Arawikay é uma pequena comunidade intencional proativa desde o ano 2000 que está criando um Anel Ecológico para mais novas eco moradas de pessoas afins ao estilo neorrural florestal. Com vocação e boa convivência com a vida selvagem andamos pelos caminhos da sustentabilidade ética. Habitamos um vale florestal e de agricultura, em Santa Catarina, Antônio Carlos, (a 47km de Florianópolis) … Read more